quarta-feira, 10 de março de 2010

A volta - ou - Memórias de quem foi pra casa antes da festa acabar







E como é complexa...
E difícil, tensa e doce...
Mas eu não conheço mais aqui. Quem tem certeza de que eu nasci nessa cidade?
Existiam árvores naquela rua? Aquelas casas todas já eram daquela cor? Por que eu não me lembro de tantas coisas?
Vamos ao cinema? Hoje especialmente os filmes terão legendas em português!
Como os supermercados são grandes... E os passarinhos cantam taaanto que acordam quem queira dormir até tarde!
E aquela lanchonete que eu gostava tanto e que nem me lembrava que ainda existia? Está lá e, pior, a atendente sabe meu nome.
Agora eu entendo o que todo mundo fala na rua! - e essa é a parte ruim. Era tão bom não saber de tantos assuntos inúteis que são tratados cotidianamente. E de vez em quando eu achava que talvez estivessem falando (e mal!) de mim, mas era só suposição...
Aqui não tem torre Eiffel. E tem tantos morros! Trânsito caótico! E eu consigo dirigir direitinho nele! Como?
Não tem café Bar Celona. No máximo alguém usa a camisa do time espanhol e olha o que o indivíduo me faz lembrar: café Bar Celona da Alemanha!
Como explicar tantas pessoas brancas na boate se para eles os brasileiros são todos negros?
E essa boate, hein? Que músicas são essas cheias de influência norte-americana? Isso é sucesso por aqui?
E, falando em música, já estou por dentro das novidades do carnaval de Salvador, sei quem é a nova musa do funk. Pra que?
As pessoas me cumprimentam. Muitas vezes mesmo aquelas que não me conhecem.
As pessoas não leem nada. Nem quando estão à toa esperando a consulta marcada.
Acordo, dou comida pro cachorro. Não gasto mais uma hora do meu dia pra chegar na empresa. Não vejo todas as casinhas alemãs no caminho. Não ouço várias línguas no escritório durante o horário de trabalho. Não almoço comida que eu não gosto. Não tem salada de frutas à venda na estação do metrô no fim do dia. Nem tem músicos amadores. Não tem curso de alemão. Não tem neve. Não tem quem fale mal da situação econômica da Alemanha. Não tem programação de viagens pro próximo fim de semana...
Agora é pensar no que fazer por enquanto. Tanto calor que às vezes eu não sei como sobrevivi a isso tudo antes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário